quinta-feira, 24 de maio de 2012

Entrevista com o Defensor Público Vladimir Koeng




Senhorita Matos - O que é a OMB? 

Vladimir Koeng - Resposta:É um órgão do serviço público federal criado para exercer a seleção dos músicos no Brasil e fiscalizar o exercício da profissão.


Senhorita Matos -  Quais poderes a Ordem tem sobre as atividades dos músicos paraenses?

Vladimir Koeng - A lei que criou a OMB pode exigir que para o exercício da profissão que os músicos estejam registrados na OMB, submetendo-se a sua fiscalização e dever de pagar anuidades. Porém, as disposições dessa lei vêm sendo reiteradamente declaradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal, que tem entendido que o Estado Democrático de Direito não comporta a regulação e fiscalização da expressão artística, ainda que profissional, pelo Estado. 


Senhorita Matos - Quais são as irregularidades que a OMP/PA está cometendo?

Vladimir Koeng - Segundo muitos músicos reclamaram a mim, a OMB vem aplicando multas sem o devido processo legal, sem chance de contraditório e ampla defesa, confiscando diretamente dos contratantes os valores que entende devidos, bem como impedindo o exercício da profissão de músicos sem que tenha havido processo disciplinar aplicando penalidade nesse sentido.


Senhorita Matos - Como os músicos podem fazer para combater/denunciar esses crimes?

Vladimir Koeng - Não se trata de crimes, mas de irregularidades. E para combatê-las, precisam procurar os meios legais de impugnação, seja através de processo individuais, seja por processo coletivos.


Senhorita Matos - Na sua opinião, o que falta para os músicos paraenses defenderem-se contra péssima postura da OMB/PA?

Vladimir Koeng - Creio que precisam adquirir consciência de seus direitos e lutar por eles. 

Senhorita Matos - A OMB/PA deve ser extinta? 

Vladimir Koeng - A conveniência de sua extinção ou não é uma questão a ser debatida pelo Congresso Nacional. Porém, não consigo concordar que com mais de 20 anos de vigência da Constituição da República de 1988 ainda se permita que o Estado selecione e controle atividade artística, limitando a liberdade de expressão. Se deve ser extinta ou não, não sei. Mas penso que deva ser declarada inconstitucional obrigar os músicos a se submeter ao controle estatal para o exercício da expressão artística.
Vladimir Koenig. Defensor Público do Estado do Pará,Titular da 10ª Defensoria Pública Criminal do Juízo Singular da Capital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...