segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Banda MANIVA DA SILVA - Aniversário de 25 anos do Cosanostra Caffé (11/10/2011)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIZSQl7Ms5uZzul6NuPpPztrZGl9SWuq_mThBZp4DCcJy4u0OfwgG-_T3iwRtBbj0Zaz_DvWFqNhRRgWVCJm6a81xvB0pHnPDhEto4H3Tw_nkpkcSDu0x8f0p3Z3V4RHkYAd3NsYHHCMYK/s1600/FLYER+VIRTUAL+MANIVA+ROCK+COSANOSTRA+02.jpg Para comemorar os 25 anos de aniversário o Cosanostra Caffé  promove uma festa no dia 11 de outubro, terça, véspera do feriado do dia das crianças, às 22h (Travessa Benjamin Constant, 1499 - entre a Avenida Brás de Aguiar e a Avenida Gentil Bittencourt. Bairro: Nazaré). As bandas: “Eu e Mais Três” e “Maniva da Silva” serão as atrações da noite. Um ingresso, que custa R$ 35,00,  dá direito a uma camisa comemorativa do evento e tira-gostos variados durante a festa. Confira a entrevista que fiz com o vocalista da banda Maniva da Silva, o Fabrício Jomar:

enhorita Matos - Como foi que surgiu o projeto MAINIVA DA SILVA?

Maniva da Silva - Surgiu por volta de 2006 mas da seguinte forma:
o nome da banda era simplesmente Maniva. Começamos a tocar em pequenos eventos e algumas casas noturnas na época. mas foi algo que começou e terminou rapidamente. A galera foi recebendo propostas pra tocar em outras bandas e a Maniva foi se desfazendo. A verdade é que todo início é difícil e nem todos conseguem passar por ele, principalmente se estamos falando de profissionais que dependem da música pra sustentar suas famílias. Depois desse término... eu também fui tocar com outras bandas. Passei pelas Orlando Pereira, La Pupuña, RP2... toquei com algumas duplas sertanejas... enfim. Fui também atrás do meu... (risos). Mas a ideia de fazer uma banda do meu jeito nunca saiu da cabeça. Inclusive esse período de latência, vamos dizer assim, foi excelente pra eu adquirir uma certa experiência pra voltar com a banda com o pé no chão. Assim, pode-se dizer que a data que marca o início da atual banda Maniva da Silva foi 27-02-2010. Durante esse período de latência, de termos feito alguns shows com outras bandas, acho que cada uma delas teve algo de muito bacana pra contribuir com a Maniva da Silva.

















 Senhorita Matos – Quem passou pela banda e quais são os integrantes atuais? 

Maniva da Silva - Logo no início era: Paulo Kamello (baixo), Azarias (batera), Adriano (Teclados). Depois,  já pra cá pro "verdadeiro início", pela bateria passaram: Fabrício Vale, Ratinho... pelo teclado passaram: Marcelo Dias, Nil Lobo... sempre no baixo: Adalberto Júnior (Xúnior) e voz feminina passou por aqui a Mayara Santos. É difícil lembrar de toda a galera que passou pela Maniva da Silva. Hoje a formação é: Adalberto Júnior (baixo), Ulisses Cavalcante (teclados), Carlos Oliveira (bateria), Priscila Russo (voz) e eu (guitarra e voz)


Senhorita Matos - Por que Maniva da Silva?  

Maniva da Silva - Maniva porque é algo bem alusivo a nossa região. O Silva... foi até idéia de minha esposa, porque na época da colonização, as pessoas que se firmaram no litoral eram os "Costa" e as que passaram para dentro da floresta eram os "Silva". Eu até brinco: se nós fôssemos uma banda do nordeste seria Dendê da Costa.

Senhorita Matos - Quais as principais influências de vocês? 

Maniva da Silva - Como já disse, as bandas pelas quais passei (La Pupuña, Orlando Pereira e RP2) contribuiram com a Maniva da Silva, a La Pupuña, por exemplo, me mostrou o lado bacana de se ter um trabalho autoral. E um dos projetos que a gente tem hoje é também um trabalho autoral. Conheci um monte de pessoas bacanas lá, como o Miranda (ídolos), o pessoal da Orquestra Imperial, a galera do Se Rasgum... pessoas que com certeza me influenciam positivamente na hora de fazer acontecer nesse lado autoral da banda. As bandas RP2 e Orlando Pereira me ajudam muito hoje em dia com o mercado de eventos fechados aqui em Belém.


Senhorita Matos - Quem compõe e quais são as motivações? 

Maniva da Silva - Sou eu mesmo (Fabrício Jomar) mas sou aberto aos outros compositores. Estamos em fase de gravação do nosso primeiro álbum autoral que terá o nome mais provável: "Visagens e Assombrações de Belém". Ele está sendo baseado no livro de Walcyr Monteiro,de mesmo nome. Trata-se de lendas daqui de Belém de uma realidade não tão distante da nossa. O disco consiste em musicar essas lendas. Já temos gravadas a "Matinta Pereira da Pedreira", "A Porca do Reduto", "A Moça do Táxi" e "A Ponte do Igarapé das Almas". Esse é um disco temático. A mensagem é a mesma do livro. São simplesmente as lendas do livro do Walcyr Monteiro cantadas de maneira clara e com uma certa dose de irreverência. 

Senhorita Matos – É muito difícil juntar literatura com música?

Maniva da Silva - Sim.  Bom, não sei se difícil é a palavra certa. A pesquisa é muito interessante. Na hora de compor, as vezes precisa dar uma consultada no livro. É  diferente de compor uma música somente por inspiração em determinado momento. Não que as vezes, também nesse caso, não se precise de pesquisa uma hora ou outra. O que é fato, é que estou fazendo isso pela primeira vez e sim, estou encontrando dificuldades, mas tá sendo muito legal.


Senhorita Matos – Então, está sendo um desafio trabalhar a arte (música e literatura) dessa forma. Quais são as principais barreiras que você encontra? E a aceitação da galera? Eles não estranharam um pouco ou toparam logo de 1ª?

Maniva da Silva - Uma delas é, as vezes, precisar rimar uma palavra e não fugir da idéia do texto. Sim, toparam. Ao menos na Maniva da Silva, até agora, se alguém não gostou da ideia, não me disseram nada, inclusive essa ela surgiu na banda La Pupuña, estávamos procurando um tema pra um novo CD e esse era uma possibilidade. Só que não foi aceito pela maioria da banda.


Senhorita Matos - Quais foram (ou quais são) as dificuldades pra levar a banda adiante?

Maniva da Silva - No início, uma das dificuldades é você manter o volume de shows para manter o músico na banda. ora, se não tem show, não tem grana. aí o cara sai e vai tocar em outro lugar, isso atrapalha demais o trabalho. Atrasa. Tem que ensaiar outro músico e se acostumar com ele. Enfim... eu acho que essa é a dificuldade básica. as vezes, me pego pensando se o estilo que a gente tah tocando é o certo, o repertório, o andamento, mas acho que nada disso chega a ser uma dificuldade. Gosto muito do que faço, sobretudo com a banda.


Senhorita Matos - Vocês já participaram de festivais, concursos, grandes eventos de premiações/divulgações, aqui no estado, ou fora do Pará?  

Maniva da Silva  - Infelizmente, ainda não. Mas tenho muita vontade disso. Inclusive porque participei de diversos com a La Pupuña em outros estados e no também no exterior. Sinto saudades disso, mas acho que é mais importante concluir o disco para focar nesse outro ponto depois.

Senhorita Matos - Quais são os projetos de vocês pro futuro? 

Maniva da Silva - Dentro de um ano: concluir a gravação desse projeto: Visagens e Assombrações de Belém
CD e DVD. A ideia é gravar o CD em estúdio e gravar o DVD no teatro Maria Silvia Nunes com a participação da Escola de Dança Clara Pinto pra coreografia e figurino. Quanto ao estilo musical, a ideia é misturar o rock com tendências dos estilos musicais genuinamente paraenses. Com esse material em mãos, ou parte dele, já será hora de partir para as tentativas de participar dos festivais de nível nacional e internacional e continuar tocando em eventos particulares aqui em Belém. E, também nas casas noturnas como é o caso do Cosanostra que a gente toca toda terça.

Senhorita Matos - Qual é a mensagem que vocês tem pra galera que está começando agora e já sacou as dificuldades, independente da vertente musical, do nosso cenário local? 

Maniva da Silva - Que não desista! Que amem o que se propõem a fazer.

CONTATOS DA BANDA:
Telefones pra shows:
(91) 8190-3028 / 8881-3028 / 3226-1167











As músicas da banda Maniva da Silva estão no site e disponíveis para download no 4shared.com

Um comentário:

  1. Conheço a Banda Maniva da Silva... Ví o show da banda em um projeto rock no Cosa Nostra... Muito boa!!!

    OBS: Como recebo meu ingresso?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...