terça-feira, 21 de maio de 2013

Rock in Rio espera ultrapassar a marca de 600 produtos licenciados em 2013

Por Approach



Rio de Janeiro, 21 de maio de 2013 - Além de um festival de música e entretenimento reconhecido mundialmente, o Rock in Rio também vem se consolidando como um agente econômico de peso, movimentando de forma significativa os mercados por onde é realizado. Com o objetivo de apresentar o enorme leque de produtos licenciados com a marca Rock in Rio, a organização do evento realizou nesta terça-feira, dia 21 de maio, um encontro que reuniu empresários, patrocinadores e parceiros, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão, os produtos oficiais para a edição de 2013. 


Em 2011, o Rock in Rio já havia licenciado sua marca para 350 produtos, alcançando, em vendas no varejo, a cifra de R$ 3,1 bilhões. Para este ano, a expectativa é ainda maior: a estimativa é de 600 produtos licenciados até a realização do festival. 

Os itens variam desde produtos alimentícios a peças de vestuário, artigos de higiene, saúde e beleza, eletrônicos, instrumentos musicais, viagens, cursos e automóveis, entre outros. Entre as marcas que compõem esta grande variedade de produtos estão Volkswagen, Coca-Cola Zero, Burn, Heineken, Bacardi Brasil, Trident, Club Social, Bob’s, Taco, Chilli Beans, Niely, Paco Rabanne, Bomber, Touch Watches, Leader, Navcity, Izzo, Ipanema, Rider, Sestini, Victorinox, Wizard, CVC e Dartel Toys. 

Para Rodolfo Medina, vice-presidente de marketing e comercial do Rock in Rio, "as empresas que associam seus produtos a uma marca aspiracional e de grande impacto no consumidor final, como o Rock in Rio, usufruem de um grande poder de comunicação na mídia e participam de uma história de sucesso de licenciamento e de grande potencial de faturamento". 

"Os fãs do Rock in Rio terão uma ampla variedade de escolha, com 600 produtos de qualidade. Além disso, o acesso aos artigos será facilitado, pois a rede de distribuição inclui pontos de venda oficiais como a loja virtual Submarino, 499 lojas do grupo Pão de Açúcar, 250 corners nas Lojas Americanas, Lojas Leader, além dos postos Shell", detalhou Raul Azevedo, diretor comercial do festival. 

Poder de atração da marca 
Os números gerados pelo Rock in Rio revelam um resultado que transcende o recorde mundial da venda de ingressos para o festival — no dia 04 de abril deste ano, foram vendidos 455 mil ingressos em 4 horas e 4 minutos, esgotando o total de 595 mil entradas para o evento, cinco meses antes da realização do mesmo.

A este surpreendente resultado soma-se o fato de que em 2011 todos os 700 mil ingressos esgotaram também em tempo recorde, de a cidade ter sido impactada economicamente em U$480 milhões e de o Rock in Rio ter licenciado mais de 350 produtos, entre outros fatores. 

"Em um momento de retração do mercado de entretenimento no Brasil, especialmente para shows e festivais, a resposta do público à convocatória do Rock in Rio é a comprovação do poder de atração da marca. Somos o maior festival de música do mundo por inúmeros fatores, inclusive no quesito produtos licenciados. O interesse das marcas pelo evento é um fenômeno", afirmou Rodolfo Medina.

E nas redes sociais os números não são diferentes, com mais de 8,6 milhões de seguidores, e também refletem o sucesso desta poderosa marca de comunicação global. O site do festival no Brasil — www.rockinrio.com.br — recebe, em média, 150 mil visitas/dia. As grandes promoções realizadas pela marca no site do evento chegam a atingir uma em cada cinco pessoas com acesso à internet no país. 

Panorama geral do licenciamento no Rock in Rio 
A previsão do Rock in Rio é de que 60 empresas associem suas marcas ao evento, que tem um público fiel composto por fãs absolutos que se identificam com o espírito do festival e que não abrem mão de viver a experiência como um todo. 

Segundo Rodolfo Medina, vice-presidente do Rock in Rio para as áreas de marketing e comercial, os patrocinadores da edição de 2013 têm em mãos uma ferramenta poderosa para se aproximar de seu público e incrementar vendas de seus produtos e serviços.

"Até o momento, já são 51 empresas licenciadas que disponibilizarão ao público cerca de 600 produtos, divididos em aproximadamente 100 categorias. Trabalhamos para aumentar, a cada edição, a representatividade da marca Rock in Rio e o seu consequente valor negocial", afirmou Rodolfo. 

Segundo Pedro Baptista, da Angra Marcas, o projeto de licenciamento da marca Rock in Rio está vivendo um momento espetacular. "As razões deste sucesso são a força da marca, a campanha de comunicação, a qualidade dos licenciados e seus produtos, além das parcerias com as empresas do varejo. São esses os pilares deste sucesso e também a garantia de continuidade do projeto", disse. 

Para saber quais são os itens que estarão no mercado com a marca Rock in Rio acesse o site da  Approach ;)

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